Você sabe o que é AVC? Conheça os sinais de alerta
Também conhecido como “Derrame Cerebral”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), na maioria das vezes, pode ser evitado. Pensando em cuidar da sua saúde de forma preventiva, listamos fatos importantes sobre esse assunto.

O que é AVC?
AVC é uma doença crônica e uma das principais causas de morte e internações no mundo. Esse problema acontece quando os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, fazendo com que o cérebro fique sem circulação sanguínea, paralisando a área cerebral.
Tipos de AVC
AVC Isquêmico
Este é o tipo mais comum. Ocorre quando uma artéria do cérebro é obstruída e impede que o sangue chegue a determinadas regiões do cérebro, provocando a morte de células naquela área específica. Em 80% dos casos, quando tratado dentro de três horas, os sintomas – e eventualmente as futuras sequelas – podem ser revertidos.
AVC Hemorrágico
Este é o tipo mais grave. Conhecido por derrame, ele ocorre quando um ou mais vasos se rompem e extravasa sangue para o cérebro.
Conheça os sintomas
Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um AVC, como:
- Fraqueza e dormência de um lado do corpo;
- Perda de visão súbita;
- Dificuldade para falar;
- Forte tontura.
Fique atento às dicas abaixo e peça ajuda imediata caso reconheça alguma:
Sorriso:
Ao sorrir, se o sorriso sair torto ou a boca entortar, pode ser AVC;
Abraço:
Ao levantar os dois braços, se houver alguma dificuldade para levantar um deles ou se após levantar os dois um deles cair bruscamente, pode ser AVC;
Mensagem:
Repetir uma frase ou uma mensagem qualquer. Se não for possível compreender ou não conseguir repetir a frase ou mensagem, pode ser AVC;
Como socorrer uma pessoa com AVC
Conforme explica o médico cardiologista da Unimed Fortaleza Dr. Carlos Abdias Veras Reis, o tempo é um fator fundamental para evitar maiores sequelas em uma pessoa acometida com AVC. Por isso, o ideal é levá-la imediatamente a um hospital ou solicitar o atendimento de um serviço de assistência médica de emergência. Caso sinta necessidade, você também pode afrouxar as roupas da pessoa para que ela respire com mais facilidade.
Nesse momento, a melhor maneira de ajudar é deixar que os profissionais especializados atuem. Portanto, evite oferecer medicamentos ou aplicar técnicas de primeiros socorros, principalmente se você não for um especialista da área.
Previna-se!
Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, controlar a pressão arterial, o diabetes, colesterol e triglicerídeo são atitudes que podem ajudar a controlar o AVC. Além de serem recomendadas principalmente às pessoas que já tiveram a doença.
Para ajudar você a adotar uma rotina saudável e cuidar da sua saúde, disponibilizamos abaixo 3 planos de treinos gratuitos para você se exercitar em qualquer lugar. Aproveite para começar hoje!