Descubra o que acontece se você reduzir o consumo de açúcar
Nem tudo que é doce adoça a vida. Ao final dessa leitura você descobrirá o que acontece se você reduzir o consumo de açúcar!
Um vício como todos?
Há um sentimento de vazio, uma indisposição e irritação dentro de você, e seu subconsciente está gritando: essa sensação desaparece se algo doce for colocado nem que seja na ponta da sua língua!
Às vezes branco, outras vezes nem tanto, o açúcar mexe com seu sistema nervoso pois favorece a liberação de dopamina, o neurotransmissor ligado à sensação de prazer. Então, trazendo a realidade da questão, a falta de açúcar não é uma necessidade do corpo e sim uma reação cerebral.
Os efeitos no organismo de reduzir o consumo de açúcar
Reduzir o consumo de açúcar é uma opção viável para quem está em busca da redução de peso e de uma melhora na qualidade de vida. Os primeiros dias vão ser difíceis, você vai ter que dialogar com a vontade de correr para a cozinha e comer vários chocolates, mas com o passar do tempo, os benefícios serão recompensadores.
A dica é reduzir de maneira lenta e gradual, percebendo o consumo atual e reduzindo quantidades diariamente.
-
Na pele
O açúcar refinado, propicia o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de deixar a pele sem viço e luminosidade. Isso ocorre quando uma molécula de um carboidrato, como a glicose ou um lipídeo, une-se a outra de uma proteína, como o colágeno e a elastina. Essa ligação ocasiona a quebra da proteína, que não consegue mais desempenhar seu papel como devia e, consequentemente, tem-se uma ação tão prejudicial quanto a dos radicais livres na pele.
-
No corpo
Ao reduzir o consumo de açúcar, você contribui para a prevenção de doenças como a obesidade e diabetes, além de auxiliar no controle da ansiedade.
Benefícios de reduzir o consumo de açúcar
Segundo a nutricionista Nayara Miranda, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, os benefícios de reduzir o consumo de açúcar da dieta são:
- Perda de peso: o consumo de açúcar ou bebidas açucaradas pode favorecer o sobrepeso e obesidade. Reduzir o consumo de açúcar é também reduzir quantidade de calorias no dia a dia.
- Menor risco de doenças cardiovasculares: o consumo de açúcar pode afetar variáveis, como glicemia, pressão arterial e a presença de lipídios no sangue como triglicerídeos ou colesterol LDL e total.
- Regula o apetite: o consumo de alimentos açucarados favorece uma resistência à leptina, um hormônio envolvido na regulação do apetite.
- Melhora o paladar: ao seguir uma rotina alimentar com baixo teor de açúcar, somos capazes de melhorar a percepção de sabores. Assim como quem para de fumar é capaz de melhorar o olfato e apetite, ao reduzir o consumo de açúcar, as pessoas são capazes de perceber mudanças significativas após 2-3 meses, percebendo doces até 40% mais do que aqueles que continuam a consumir açúcar em excesso.
- Favorece redução da ansiedade: o consumo excessivo de açúcares processados, por si só está associado com altos níveis de ansiedade e irritabilidade.
Procurar um nutricionista é o mais indicado se você quiser reduzir o consumo de açúcar, o especialista te orientará sobre o cardápio ideal para seu organismo, assim alcançando uma transição de dieta saudável.
Hora de cozinhar!
5 dicas para o dia a dia:
- 1. Comece refletindo sobre a quantidade de açúcar que você consome diariamente. Anote em um papel, toda a quantidade de açúcar presente nos cafezinhos, suco de frutas, chiclete, sobremesas, enfim…
- 2. Comece pensando no que dá para reduzir. Ex: se no seu café, você coloca 3 colheres de chá de açúcar, inicie reduzindo para 02 colheres de açúcar, até se acostumar com o sabor. Ao perceber que está confortável com o sabor, reduza um pouco mais, até atingir a quantidade desejada.
- 3. Em preparações como bolos e tortas, reduza a quantidade de açúcar, inserindo frutas secas, como ameixa, banana, tâmaras ou damasco, por exemplo.
- 4. Cuidado com o excesso no consumo de alimentos ultra processados e processados. Alimentos industrializados, tendem a ter quantidades grandes de açúcar. Dê preferência então, a alimentos e preparações in natura ou minimamente processados.
- 5. Cuidado também com o excesso de adoçantes. Não adianta substituir o açúcar pelo adoçante em excesso. É necessário modificar o paladar com a redução do sabor e não substituir por outro produto.
Entre em uma rotina saudável e fique por dentro de todas as dicas de qualidade de vida, acesse nosso canal no youtube e aprenda a montar uma lancheira saudável para as crianças.
Conteúdo aprovado em parceria com a profissional Nayara Miranda de Araújo (CNR 7030). Nutricionista graduada pela UNIFOR| Pós-graduada em vigilância sanitária de alimentos pela UECE| Pós-graduada em nutrição e pediatria pelo IPGS | Pós-graduanda em comportamento alimentar.