04 de Junho de 2012

10 cuidados para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)

A ingestão de alimentos contaminados causa doenças em milhares de pessoas todos os dias. Fatores como conservação, temperatura, manipulação e armazenamento são alguns dos principais causadores  das chamadas DTAs, ou doenças transmitidas por alimentos. A contaminação pode ocorrer de várias formas: através de utensílios sujos, de higienização inadequada, da estocagem, bem como da preparação incorreta dos alimentos.

Existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos. A maioria delas é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas e pode ocorrer em qualquer época do ano. Os principais sintomas são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo).

Dentre os alimentos que mais provocam problemas no País, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, estão os ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%).

Se proteja das doenças transmitidas por alimentos com  10 dicas:

Leia mais de nossas dicas sobre alimentação saudável em nosso blog e curta nossa página do Facebook para receber sempre em primeira mão as nossas atualizações!